UVB – narrow band

O que é fototerapia com UVB-Narrow Band?

A fototerapia com UVB-narrow band (banda estreita) é uma modalidade terapêutica que utiliza a luz ultravioleta B para o tratamento de determinadas doenças, sem necessitar do uso de medicamentos que aumentem a sensibilidade da pele à luz (os psoralenos usados na PUVA terapia).

O tratamento é realizado por sessões de exposição à luz UVB. São realizadas 2 a 3 sessões por semana, até a melhora das lesões. Cada sessão dura poucos minutos e a dose de UVB é aumentada gradualmente, dependendo do tipo de pele e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Quais doenças podem ser tratadas com UVB Narrow Band?

Várias doenças de pele podem ser tratadas, sendo as mais comuns:

• Psoríase

• Vitiligo

• Hipomelanose Macular Progressiva e outras manchas hipocrômicas

• Dermatite Atópica e outros Eczemas

• Esclerodermia

• Pitiríase liquenóide

• Linfoma cutâneo de células T (Micose Fungóide)

• Prurigos

Quais áreas do corpo podem ser tratadas?

Podem ser tratadas tanto regiões localizadas como toda a superfície corporal, exceto a região genital.

Quais são as vantagens desse tratamento em relação à puvaterapia?

As vantagens são: o menor potencial de efeitos colaterais como envelhecimento da pele e não utilizar medicação prévia à sessão (psoraleno). Dessa forma, os cuidados são mais simples, não havendo necessidade de seguimento com exames laboratoriais.

Pode ser realizado por gestantes, mulheres amamentando, pacientes com doenças hepáticas e renais e pacientes com intolerância ou alergia ao psoraleno, que não poderiam fazer PUVA terapia.

Quem não pode fazer a fototerapia com UVB Narrow Band?

O tratamento é contraindicado para pacientes que apresentam doenças desencadeadas ou agravadas pela radiação ultravioleta, pacientes com catarata e afaquia (ausência do cristalino) e pacientes com antecedente de câncer de pele.

Que exames preciso fazer antes de iniciar o tratamento?

Avaliação oftalmológica.

Quais cuidados devo ter durante o tratamento?

Evitar tomar sol durante todo o tratamento.

Não utilizar protetor solar nas regiões a serem tratadas imediatamente antes de cada sessão.

Usar filtro solar nas áreas expostas da pele (como face, pescoço e braços) frequentemente.

PUVA e UVB - narrow band