Tricotilomania

Tricotilomania é uma doença caracterizada pela compulsão em puxar e arrancar os fios de cabelos, levando à ruptura das hastes dos mesmos. Pode afetar crianças, adolescentes e adultos. Frequentemente está associada com stress e ansiedade, mas o comportamento pode estar presente de forma automática, até mesmo sem o paciente perceber, por exemplo, quando o indivíduo está distraído estudando ou assistindo televisão.

No couro cabeludo a doença se apresenta com áreas de rarefação dos cabelos, onde estão presentes fios fraturados em diferentes comprimentos. Pelos de outras regiões também podem ser afetados, como barba, cílios e sobrancelhas. Os fios arrancados levam meses a anos para se recuperarem completamente, dependendo do comprimento do cabelo. Se o trauma causado ao folículo for muito grande, ele pode parar de produzir cabelos.

A doença costuma ser motivo de constrangimento social e, frequentemente, o paciente nega o hábito de arrancar os fios. Muitas vezes está associada a outras situações, como depressão e transtornos de ansiedade. Dessa forma, o tratamento é realizado de forma multidisciplinar, sendo necessária a ajuda de psicólogos e/ou psiquiatras.