Teste de Contato

O teste de contato é um exame que auxilia na investigação das alergias de contato. Após estudos na população brasileira, foram determinadas 30 substâncias que estão mais frequentemente implicadas na causa etiológica das dermatites de contato, tendo sido elaborado em teste que contempla essas 30 substâncias. Trata-se do Teste de Contato – bateria PADRÃO.

Além destas, 10 outras substâncias encontradas em cosméticos também foram identificadas como alergênicas, tendo sido desenvolvido um teste denominado Teste de Contato – bateria de COSMÉTICOS, que na verdade é uma complementação ao teste padrão.

Há, ainda, o Teste de Contato – bateria CAPILAR, indicado como complementação aos anteriores, na suspeita de alergias a produtos de uso capilar.

O paciente precisará comparecer à clínica 3 vezes na mesma semana. No primeiro dia são aplicados, nas costas do paciente, adesivos contendo as substâncias do teste. A pele das costas não poderá apresentar lesões em atividade. Enquanto estiver com os adesivos, recomenda-se evitar atividade física e outras atividades que causem transpiração, para não ocorrer descolamento do teste. Também não é recomendado molhar a região. Após 48hs da aplicação, o adesivo é retirado da pele e é realizada a primeira leitura. Após 96hs da aplicação do teste realiza-se uma segunda leitura, a mais importante.

Recomenda-se que o paciente não tenha se exposto ao sol pelo menos 3 semanas antes da aplicação do teste, nem esteja usando corticoide sistêmico.

Teste de Contato