PUVA

O que é PUVA?

A PUVA terapia é uma modalidade terapêutica que utiliza a combinação de medicamentos que aumentam a sensibilidade da pele à luz, os psoralenos (P), com a luz ultravioleta A (UVA) para o tratamento determinadas doenças.

O tratamento é realizado através da administração oral ou local do psoraleno e posterior exposição à luz UVA em uma cabine. São realizadas 2 a 3 sessões por semana, até a melhora das lesões. A sessão da PUVA terapia demora poucos minutos e a dose de UVA é aumentada gradualmente, dependendo do tipo de pele e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Quais doenças podem ser tratadas com PUVA?

Várias doenças de pele podem ser tratadas, sendo as mais comuns:

• Psoríase e Parapsoríase

• Vitiligo

• Hipomelanose Macular Progressiva e outras manchas hipocrômicas

• Dermatite Atópica e outros Eczemas

• Esclerodermia

• Pitiríase liquenóide

• Linfoma cutâneo de células T (Micose Fungóide)

• Prurigos

Quais áreas do corpo podem ser tratadas?

Podem ser tratadas desde regiões localizadas, como as mãos e os pés, até toda a superfície corporal, exceto a região genital.

Quem não pode fazer a PUVA terapia?

O tratamento é contraindicado para pacientes que apresentam doenças desencadeadas ou agravadas pela radiação ultravioleta, pacientes com catarata e afaquia (ausência do cristalino), pacientes com antecedente de câncer de pele, pacientes com alteração hepática ou renal, mulheres grávidas ou amamentando e pacientes com hipersensibilidade (alergia) ao psoraleno.

Que exames preciso fazer antes de iniciar o tratamento?

É necessário avaliação oftalmológica e realização de alguns exames laboratoriais.

Quais cuidados devo ter após cada sessão de PUVA?

Evitar tomar sol durante todo o tratamento.
Usar óculos escuros (com proteção para UVA) nas 12hs que se seguem à ingestão do medicamento.
Usar filtro solar nas áreas expostas da pele (como face, pescoço e braços) nas 12hs seguintes à sessão.

PUVA